Dissertação de Mestrado da FCTUC distinguida com o Prémio ABB

Jan 25, 2018

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 12 horas, na Sala do Conselho da FCTUC, no Polo II da UC.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Eletro FCTUC
Fotografia: © UC

André Marques Silva, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido pela multinacional ABB (Asea Brown Boveri) com o prémio “Prémio ABB”, referente ao ano letivo 2016/2017.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 12 horas, na Sala do Conselho da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

O aluno concluiu a sua dissertação de mestrado com a classificação final de 19 valores. A tese, intitulada “Interface improvement and development of new tools in the bobisoft software”, foi orientada pelo docente Fernando Ferreira.

Genericamente, o trabalho focou-se no desenvolvimento da versão 2.0 do Programa BobiSoft®, um programa dirigido tanto aos fabricantes como às empresas de manutenção corretiva (rebobinadoras) de motores elétricos. É também uma ferramenta útil para o ensino e a investigação no domínio dos motores elétricos.

No setor industrial, mais de 4/5 dos motores elétricos são de indução trifásicos, sendo responsáveis pelo consumo de cerca de 2/3 da energia elétrica. O programa BobiSoft® 1.0, criado em 1998, permite, de uma forma rápida e fácil, projetar e/ou otimizar os enrolamentos estatóricos desse tipo de máquinas, que se pode traduzir numa redução do respetivo consumo energético.

A nova versão do BobiSoft® apresenta uma interface melhorada e integra um conjunto de novas ferramentas avançadas para cálculo de grandezas eletromagnéticas e otimização automática de enrolamentos trifásicos.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de Acionamentos / variação de velocidade ou Transformadores de potência. O prémio tem o valor pecuniário de mil euros a que se junta um estágio remunerado na empresa.

Cristina Pinto