Dissertação de Mestrado da FCTUC distinguida com o Prémio ABB

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 12 horas, na Sala do Conselho da FCTUC, no Polo II da UC.

25 janeiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC

André Marques Silva, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido pela multinacional ABB (Asea Brown Boveri) com o prémio “Prémio ABB”, referente ao ano letivo 2016/2017.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 12 horas, na Sala do Conselho da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

O aluno concluiu a sua dissertação de mestrado com a classificação final de 19 valores. A tese, intitulada “Interface improvement and development of new tools in the bobisoft software”, foi orientada pelo docente Fernando Ferreira.

Genericamente, o trabalho focou-se no desenvolvimento da versão 2.0 do Programa BobiSoft®, um programa dirigido tanto aos fabricantes como às empresas de manutenção corretiva (rebobinadoras) de motores elétricos. É também uma ferramenta útil para o ensino e a investigação no domínio dos motores elétricos.

No setor industrial, mais de 4/5 dos motores elétricos são de indução trifásicos, sendo responsáveis pelo consumo de cerca de 2/3 da energia elétrica. O programa BobiSoft® 1.0, criado em 1998, permite, de uma forma rápida e fácil, projetar e/ou otimizar os enrolamentos estatóricos desse tipo de máquinas, que se pode traduzir numa redução do respetivo consumo energético.

A nova versão do BobiSoft® apresenta uma interface melhorada e integra um conjunto de novas ferramentas avançadas para cálculo de grandezas eletromagnéticas e otimização automática de enrolamentos trifásicos.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de Acionamentos / variação de velocidade ou Transformadores de potência. O prémio tem o valor pecuniário de mil euros a que se junta um estágio remunerado na empresa.

Cristina Pinto