Do Alentejo para a humanidade

09 abril, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O “cante” Alentejano, género musical tradicional do Alentejo, tem vindo a conquistar  imensos admiradores, principalmente após 2014, quando foi classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Nos 725 anos da Universidade de Coimbra (UC), o filme “Alentejo Alentejo” é exibido no  auditório do Conservatório Música de Coimbra. O filme, realizado pelo cineasta português, Sérgio Tréfaut, é uma homenagem ao “cante” Alentejano. A película conta com a participação de vários grupos amadores, que “quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas” mantêm vivo o “cante” que é hoje não apenas alentejano mas também da Humanidade.

O evento ocorre a 10 de Abril pelas 21h30. A entrada é livre. A sessão é organizada pelo GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

Mais informações sobre o filme aqui. Informações sobre a sessão aqui.

Reportagem realizada por Rosana Vaz, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.