Docente da FCTUC participa em conferência do Comité Chinês de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

Na sua palestra, o docente e investigador da UC focou os recentes desenvolvimentos das normas europeias e da legislação portuguesa.

15 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Manuel Gameiro da Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), especialista em Climatização pela Ordem dos Engenheiros e Vice-Presidente da Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA), foi o palestrante convidado estrangeiro na conferência do Comité Chinês de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (CCHVAC).

A vigésima Conferência do CCHVAC, onde o docente da Universidade de Coimbra apresentou uma comunicação sobre a Definição dos Requisitos de Ventilação nas Normas de Qualidade do Ar Interior, teve mais de 1300 participantes e decorreu na cidade de Haikou, na ilha de Hainan, no sul da China, de 9 a 12 de Novembro de 2016.

Na sua palestra, o docente e investigador da UC focou os recentes desenvolvimentos das normas europeias e da legislação portuguesa, tendo reportado o processo que levou ao estabelecimento dos critérios e métodos atualmente usados em Portugal, no qual esteve diretamente envolvido enquanto membro da comissão de revisão do Sistema de Certificação de Edifícios e da Qualidade ao Ar Interior, nos anos de 2011 a 2013.

Para além da sua intervenção na sessão inaugural da conferência, Manuel Gameiro da Silva apresentou outra comunicação, num Workshop sobre Ventilação, organizado conjuntamente pela REHVA e pela CCHVAC. Esta comunicação teve como tema o Curso de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra sobre Conforto Ambiental Interior em Edifícios, do qual é coordenador.

Este tópico mereceu particular interesse dos órgãos dirigentes da CCHVAC e de investigadores presentes das mais conceituadas universidades chinesas, estando em preparação uma ação conjunta de colaboração entre a REHVA e a CCHVC, no âmbito da formação de jovens professores universitários na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), para decorrer no Verão de 2017.

Partilhe