Docente da FLUC vence o Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

O prémio no valor pecuniário de 7500 euros foi atribuído ao livro "O delta literário de Macau".

28 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

© Maria João Cantinho

O professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), José Carlos Seabra Pereira, venceu o Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, com o livro “O delta literário de Macau”. A obra aborda os temas da escrita e literatura macaense.

José Carlos Seabra Pereira publicou o livro em 2015 depois de ter exercido funções de docente convidado no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, do Instituto Politécnico de Macau. “O delta literário de Macau” debruça-se sobre vários autores desde o final do século 19, tais como Henrique de Senna Fernandes, Deolinda da Conceição, Fernanda Dias, Fernando Sales Lopes e Carlos Morais José. São escritores de Macau, definidos pela obra macaense, mas que têm condições literárias distintas por terem nascido ou vivido uma parte da vida em Portugal.

Além de membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, o autor da obra vencedora é curador da Casa da Escrita, consultor e supervisor de projetos de investigação de Centros da Fundação da Ciência e Tecnologia e diretor da revista Estudos.

O júri do Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho foi constituído por António Apolinário Lourenço, Artur Anselmo e Maria João Reynaud. O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE),  tem o valor de 7500 euros. 

 

Reportagem realizada por Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe