Doutorada da FEUC galardoada com o Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira

Cristina Sá viu distinguido o seu trabalho de investigação "Factores determinantes da moral tributária em Portugal: Aplicação de um modelo de equações estruturais"

07 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A tese de doutoramento em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) de Cristina Sá foi distinguida com o Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira.

O galardão da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) distingue bianualmente trabalhos técnico-científicos originais em língua portuguesa nas áreas de Contabilidade, Gestão e Fiscalidade.

O trabalho de investigação de Cristina Sá, intitulado “Factores determinantes da moral tributária em Portugal: Aplicação de um modelo de equações estruturais” foi orientado pelos docentes da FEUC António martins e Carlos Gomes.

A doutorada da FEUC, também docente no Instituto Politécnico de Leiria, analisou os fatores determinantes da moral tributária dos contribuintes portugueses. Através da investigação, Cristina Sá pode “realçar a influência dos determinantes de natureza não económica na motivação intrínseca dos indivíduos para o pagamento dos impostos”. “Concluímos que os indivíduos que apresentam maior grau de satisfação com a vida tendem a manifestar maior disponibilidade para o pagamento de impostos”, adianta a premiada em comunicado.

Outra das conclusões da investigação, ainda de acordo com Cristina Sá, é relativa às características sociodemográficas, e “evidencia que os viúvos, os reformados, os indivíduos com menores rendimentos, maior nível de formação académica e os mais velhos declaram maior predisposição para o pagamento de impostos. Os indivíduos mais avessos ao risco, e os que apresentam maior orgulho em serem portugueses revelam também um nível de moral tributária mais elevado”, sublinha.

Cristina-Sá FEUC