DUC é a mascote oficial dos Jogos Europeus Universitários

A mascote é um mocho que representa o conhecimento.

18 abril, 2018≈ 2 mins de leitura

Os Jogos Europeus Universitários (EUG2018) dão a conhecer a sua mascote oficial, um mocho que tem o nome de DUC. A mascote foi criada pelo Projeto de Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra. A primeira aparição oficial da mascote do maior evento multidesportivo de sempre em Portugal terá lugar já esta semana em Aveiro, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

DUC, o mocho, é uma interpretação do símbolo da mitologia grega residente na Insígnia da Universidade de Coimbra, o “Mocho de Minerva”, que representa o conhecimento, a sabedoria, a perspicácia e a erudição. Ao mesmo tempo, mantém o diálogo com a Torre da Universidade quando vista do Estádio Universitário.

O nome, DUC, é o acrónimo de Desporto Universitário em Coimbra. O nome resultou da análise a diversas propostas dos alunos do Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, num passatempo promovido pelo Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários 2018.

A estreia pública do DUC acontece a 19 de abril, em Aveiro, durante as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. O evento decorre até final da próxima semana e algumas das modalidades fazem parte do programa desportivo dos EUG2018, pelo que irão determinar, nessas modalidades, que universidades lusas vão competir em Coimbra.