Especialistas nacionais e internacionais nas áreas da economia circular e gestão de resíduos reúnem-se em Coimbra, nos dias 25 e 26 de junho, para analisar como as cidades consomem recursos e geram resíduos (o chamado “metabolismo urbano”), promovendo padrões mais sustentáveis de consumo e produção.

O debate e a partilha de experiências e de conhecimento acontecem em duas conferências, que se realizam no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), organizadas no âmbito do projeto europeu UrbanWINS.

Financiado pelo Programa H2020, o UrbanWINS visa «a análise do metabolismo urbano e, em particular, do consumo de recursos de produtos em áreas urbanas e como são tratados os resíduos, com o objetivo de desenvolver estratégias e soluções inovadoras para melhoria da prevenção e gestão de resíduos. Leiria é a cidade piloto do projeto em Portugal, onde estão a ser testadas abordagens e implementadas ações para a prevenção e gestão de resíduos», explica o coordenador do Centro para a Ecologia Industrial da FCTUC, Fausto Freire.

A conferência nacional para a economia circular e a gestão colaborativa de resíduos, no dia 25 de junho, e o encontro científico internacional em economia circular e gestão de resíduos, no dia 26, são organizados pelo Centro para a Ecologia Industrial, a FCT.Nova, a CEIFAcoop e a Câmara Municipal de Leiria.

A palestra de abertura do encontro científico internacional no dia 26 de junho será proferida pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, com o título: “Research in waste management and circular economy”.

O programa das conferências está disponível em: http://www2.dem.uc.pt/CenterIndustrialEcology/Events.htm.

 

Cristina Pinto

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »