Em Coimbra também se canta Macau

A entrega dos certificados aos estudantes macaenses foi realizada a 31 de Julho, na FDUC.

03 agosto, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Pela primeira vez, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) recebeu estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Macau (FDUM) para um curso anual de iniciação a linguagem jurídica. O curso anual de direito decorreu entre os meses de outubro e maio e contou com 27 estudantes macaenses do primeiro ano da licenciatura em Direito da FDUM. O novo projeto teve um resultado positivo, foi “uma iniciativa com sucesso”, resume a vice diretora da FDUC para as relações internacionais, Susana Aires de Sousa.

Ao fim do curso anual, seguiu-se ainda um curso de verão com o objetivo de aprofundar os conceitos jurídicos já desenvolvidos. Mais de duas dezenas de alunos que participaram do curso anual permaneceram na FDUC para mais um curso, dessa vez com menos duração e que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos ao longo do ano. Susana Aires de Sousa acredita que o curso permitiu “que se fizesse um retrato daquilo que são os elementos básicos da doutrina jurídica”.

“A proximidade entre o ordenamento jurídico português e o ordenamento jurídico macaense” é um dos aspectos que permitiu a realização do curso que uniu duas diferentes culturas. Além da procura pelo conhecimento, os estudantes “trouxeram também uma diversidade cultural que muitas vezes colocou aos docentes e a organização do curso a necessidade de se adaptar”, finaliza a vice diretora da FDUC para as relações internacionais.

O resultado positivo dos cursos realizados com a parceria entre a FDUC e a FDUM levou ao desenvolvimento de um protocolo entre as duas faculdades que vai trazer mais estudantes macaenses para Coimbra. De acordo com Susana Aires de Sousa, “foi celebrado um protocolo com a Universidade de Macau em que receberemos os melhores alunos da Faculdade de Direito de Macau, ao abrigo do estatuto de estudante internacional”. Os estudantes macaenses que participaram na primeira edição do curso receberam o certificado a 31 de Julho na FDUC.

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.