Encontro Nacional de Estudantes de Design está de volta a Coimbra

De 18 a 22 de Março, os participantes vão ter a possibilidades de interagir com diversos espaços da zona considerada Património Mundial – Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

16 março, 2016≈ 3 mins de leitura

Quatro edições depois, o ENED – Encontro Nacional de Estudantes de Design, está de regresso a Coimbra. De 18 a 22 de Março, os participantes vão ter a possibilidades de interagir com diversos espaços da zona considerada Património Mundial – Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

Durante o dia vão decorrer várias sessões em paralelo, sob vários formatos e em diferentes áreas do design, como palestras, workshops, conversas informais e masterclasses. Durante a noite, os participantes têm ainda acesso a um programa de animação noturna com concertos, performances e visitas a sítios representativos do mundo estudantil conimbricense.

Os designers Frank Phillippin e Billy Kiosoglou vão estar em Portugal pela primeira vez para marcar presença num colóquio do ENED, inserido na 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a realizar-se no dia 20 de março, às 14 horas, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Benjamin Barber e David Ortega (Achos) marcam também presença no ENED. Celebrizados por simularem um roubo do estúdio Sagmeister&Walsh, os Achos são um atelier de comunicação multi-disciplinar com um sentido de humor apurado e uma das principais promessas na área da comunicação digital.

Entre os oradores confirmados estão também Jorge Silva (Silvadesigners), Fernando Brízio (Fernando Brízio), Carolina Santos (The French Fries) e Adriano Esteves (Burocratik).

Com o tema “Do Ensino à Prática”, o ENED pretende ser um espaço propício à discussão de ideias e à partilha de conhecimento, em que a proximidade entre convidados e participantes se torna numa mais valia da formação dos estudantes de design em Portugal.

Com mais de 1000 participantes desde a sua primeira edição, o evento recebe desde então centenas de entusiastas, profissionais de referência das diferentes disciplinas da área do Design e estudantes das mais de 40 instituições de ensino e mais de 50 cursos de design em Portugal.

O ENED surgiu em 2012, em Coimbra, passando pelas cidades do Porto, Castelo Branco e Aveiro nos anos seguintes.

O ENED 2016 é organizado pelo NEI/AAC (Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra), em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a Associação Nacional de Designers e o Canal 180.

Pode acompanhar o ENED na página oficial do Facebook e no Instagram do evento.