Ensino, investigação e transferência de conhecimento são os pilares fundamentais do novo diretor da FPCE-UC

A tomada de posse no novo diretor da FPCE-UC decorreu no dia 22 de julho, na Sala do Senado da UC

22 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

“Temos de assumir a responsabilidade de cumprirmos o que queremos ser”, uma instituição “reconhecida nacional e internacional como uma faculdade de referência no âmbito do ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade”. Este é o objetivo do novo diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), António Gomes Alves Ferreira.

O docente da FPCE-UC tomou posse na quarta-feira, 22 de julho, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC). O Reitor da UC, João Gabriel Silva demonstrou o desejo de a faculdade manter o percurso feito, mas que, ao mesmo tempo, “intensifique a trajetória de melhoria da qualidade”.

Durante a cerimónia, António Gomes Ferreira explicou os objetivos que pretende alcançar enquanto diretor para o mandato que agora começa, tendo sempre em conta a história da faculdade. História essa que assume “os princípios da liberdade, pensamento, expressão e criação, da solidariedade, do respeito pela diversidade e da promoção da participação de todos os seus membros na vida académica”. O novo diretor pretende ainda afirmar uma relação entre a sociedade nacional e internacional e a faculdade, através de três pilares que considera fundamentais: o ensino, a investigação e a transferência de conhecimento.

Para alcançar estes objetivos, António Gomes Ferreira acredita na necessidade de pensar em novas formas de organizar a oferta formativa dos cursos, “contemplando diferentes formatos de unidades curriculares e incentivando novos métodos e técnicas de ensino”, referiu. Tendo em vista uma melhoria contínua do processo de ensino, promete também “fomentar uma cultura de formação permanente dos docentes”.

O diretor da FPCE-UC procura o “desenvolvimento dos alunos como pessoas, formando profissionais nas área da psicologia, das ciências da comunicação e do serviço social e contribuindo para uma maior relação com a comunidade”.

De acordo com António Gomes Ferreira, é fundamental que, no seu mandato, seja possível “relançar a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na via de um desenvolvimento sustentável e solidário”.

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.