Ensino, prestação de serviços e humanização são as apostas de Duarte Nuno Vieira para a FMUC

A tomada de posse no novo diretor da FMUC decorreu no dia 18 de setembro, na Sala do Senado

18 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“As nossas apostas vão centrar-se essencialmente em três linhas fundamentais: ensino e formação, a prestação de serviços e a humanização”. Essas são as grandes apostas do novo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira.

Para o novo diretor “a Faculdade de Medicina confronta-se obviamente, como todas as outras Faculdades, com um conjunto de problemas e dificuldades que são transversais a todas as instituições de ensino Superior”. Para fugir dessa tendência Duarte Nuno Vieira vai promover uma maior abertura à comunidade, porque “a Faculdade está muito dependente do Orçamento de Estado e uma das fontes de receita será seguramente a prestação de serviços.” O docente garante que ” a Faculdade dispõe de um conjunto de profissionais e de serviços com um enorme potencial para a comunidade, para o país e até mesmo internacionalmente”.

Na parte do ensino, Duarte Nuno Vieira visa promover “uma melhoria da qualidade didática, da formação pedagógica dos próprios docentes e também das metodologias de avaliação da progressão da carreira” dessa forma procura “aumentar a oferta formativa no que se refere a formações pós graduadas, mestrados, doutoramentos e formação contínua.”

O novo diretor destaca ainda que “a Faculdade de Medicina tem a grande vantagem de ter alunos particularmente entusiastas, dinâmicos e empenhados” . Isso é importante, uma vez que “a humanização é essencial e nós queremos esse dinamismo e empenho, não apenas na parte pedagógica” mas também “em ações de solidariedade com a comunidade, desenvolvendo uma postura humana e ética que é fundamental na formação de qualquer futuro profissional de saúde”, finaliza.

Duarte Nuno Vieira tomou posse na sexta-feira, 18 de setembro, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).