Está de volta a Ciência Viva no Verão em Rede

As atividades prolongam-se até 15 de setembro.

15 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

Já arrancou mais uma edição da Ciência Viva no Verão em Rede 2016.

O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra coordena a realização em Coimbra de 33 ações de divulgação científica onde vão ser abordadas diversas áreas como a física, a química, a biologia, as neurociências, entre outras.

A primeira dessas atividades acontece a 15 de julho, pelas 21h, “Ciência no Rio”, e consiste numa viagem pelo Basófias. Os participantes, acompanhados pelo Astrónomo da Universidade de Coimbra João Fernandes, são convidados a fazer observações celestes, utilizando, lunetas, réplicas de quadrantes e astrolábios antigos invocando tempos imemoriais. Haverá, também, um telescópio moderno (com tripé), colocado no cais para observações, antes e depois da viagem. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (aqui).

O Ciência Viva no Verão em Rede é o programa de divulgação científica nacional mais aguardado da época estival, organizado desde 1996 pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

O programa deste ano é, pela segunda vez, promovido pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída por 20 centros localizados um pouco por todo o país, em parceria com a Ciência Viva. Promove e consolida o papel da Rede na promoção da cultura científica na sociedade portuguesa, potenciado pela proximidade às populações e às organizações locais mais dinâmicas.

No programa deste ano estão previstas mais de 1100 ações gratuitas em todo o país, promovidas por mais de 100 entidades em colaboração com os Centros Ciência Viva, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

cvnoverao2016