Está de volta a Noite Europeia dos Investigadores

A noite dedicada à ciência chega a 29 de setembro.

27 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

Na noite de 29 de setembro vários cientistas da Universidade de Coimbra (UC) vão participar em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), promovendo um conjunto alargado de iniciativas para mostrar um pouco do seu trabalho.

Filmes, debates, oficinas e visitas guiadas, entre outras atividades, são algumas das atividades que estão programadas. Haverá, por exemplo, um “Passeio Químico Noturno”, com início às 22h30 na porta do Museu da Ciência da UC, e um debate subordinado ao tema “Ciência e Tecnologia – respostas aos desafios do futuro”, com moderação de Carlos Fiolhais, às 21h30, no Rómulo CCV-UC.

No Jardim Botânico da Universidade de Coimbra vai ser possível participar em visitas guiadas e encontros com cientistas que vão falar sobre abelhas e mel e plantas venenosas, passando por plantas aromáticas e pela explicação do que faz um antropólogo forense.

Já no Museu Nacional de Machado de Castro, na sala das escavações da Igreja de S. João de Almedina, vai decorrer uma visita para dar a conhecer a história do local.

Para além de Coimbra, também na Figueira da Foz vão realizar-se várias iniciativas inseridas na NEI. No Mercado Municipal de Buarcos e no Largo da Má Língua, estarão presentes várias atividades “mãos-na-massa”, incluindo uma visita a uma banca de peixe de um mercado tradicional para descoberta dos segredos das diversas espécies que fazem parte da nossa alimentação e Speed Dating com Cientistas (À conversa com o MARE-FOZ) com a colaboração da DOCAPESCA.

Coordenada pela Ciência Viva, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) estará presente em 18 localidades, um pouco por todo o país, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr a mão na massa, conversar com investigadores e descobrir os desafios que o futuro nos reserva.

Mais informação disponível aqui.

Nota de imprensa: Cristina Pinto