Estão abertas as candidaturas ao concurso de fotografia “Transversalidades”

O concurso é uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos e vai na quinta edição.

17 março, 2016≈ 3 mins de leitura

As candidaturas ao concurso de fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” estão abertas até 31 de maio.

As candidaturas devem ser feitas online no site do Centro de Estudo Ibéricos (CEI), onde está também disponível o regulamento detalhado, modalidades de participação e apoios a atribuir.

Através do projeto Transversalidades o CEI procura superar o seu âmbito de atuação mais imediato, confinado à Raia portuguesa e espanhola, alargando-o a países de outros continentes onde figuram marcas da presença ibérica, promovendo, desta forma, o diálogo entre Territórios, Sociedades e Culturas e alicerçando uma nova cultura territorial mais responsável e inclusiva de pessoas e territórios.

Assim, o projeto Transversalidades recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiando-se as seguintes apostas:

– aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais;
– promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes;
– formar novos públicos e usar as novas tecnologias de comunicação como meio privilegiado de comunicar, apelando à participação de jovens estudantes universitários e, assim, alargar a rede internacional de investigadores que se vai organizando a partir do CEI.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas:

1. Património natural, paisagens e biodiversidade
2. Espaços rurais, agricultura e povoamento
3. Cidade e processos de urbanização
4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social

Na edição do ano passado o concurso contou com mais de 350 candidaturas e 1700 imagens submetidas por concorrentes de 12 países. Daí resultou um catálogo que contemplou não apenas as fotografias premiadas, mas também outras imagens que documentam a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas Ibéricas.

Mais informação aqui.