Estudante da UC eleito para a direção da Federação Europeia de Estudantes do Ensino Superior

João Estêvão Martins, estudante da Faculdade de Direito da UC, é o mais jovem representante de sempre a ser eleito para a Direcção da ESU.

09 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

João Estêvão Martins, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi eleito para a direção do órgão de cúpula dos estudantes do ensino superior europeu, na Board Meeting 72 da European Students’ Union (ESU), que decorre em Malta. O estudante português, com 20 anos, torna-se o mais jovem representante de sempre a ser eleito para a Direcção da ESU, composta por 10 elementos, e desde hoje encabeçada pelo norueguês Helge Sander Lie Schwitters, de 27 anos.

A eleição, feita entre as estruturas estudantis dos 38 países por voto preferencial, consagrou o feito do jovem conimbricense que frisa a “enorme satisfação pela honra de representar a nível internacional os estudantes do ensino superior numa altura tão exigente do projeto europeu”, confessando que “foi um processo eleitoral muito difícil e exigente no qual, felizmente, foi possível reunir um conjunto de apoios muito significativos entre os diferentes países”.

Leonardo Silva Martins, Presidente da FAIRe (Federação Académica para a Informação e Representação Externa) que representa os estudantes portugueses a nível europeu, realça que “as eleições para a direção da ESU são um processo particularmente complexo, algo que deriva naturalmente do facto de este ser o órgão máximo representativo dos estudantes do Ensino Superior junto dos parceiros europeus”, aproveitando para frisar ainda o “bom desempenho alcançado por Portugal e pela sua capacidade de mobilizar um conjunto muito significativo de países em torno desta candidatura”.

Já Alexandre Amado, Presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, demonstrou a sua enorme felicidade por esta eleição realçando que “a eleição do João Estêvão Martins representa um particular orgulho para os estudantes de Coimbra e é o justo reconhecimento das suas inegáveis qualidades, tanto ao nível técnico como ao nível humano”. Esta é também a prova de que “a AAC continua a formar dirigentes e pessoas de grande qualidade”, concluiu Alexandre Amado.

Fundada em 1982 a European Students’ Union, sediada em Bruxelas, é a estrutura representativa a nível europeu de associações nacionais de estudantes de 38 países, sendo parceira da UNESCO, do Conselho da Europa, da Comissão Europeia e da European University Sports Association, integrando o Fórum Europeu de Juventude e o Bologna Follow-up Group.