Estudante da UC vence primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária

O projeto Venex - Vehicle energy efficient extractor de Francisco Duarte permite evitar ou reduzir significativamente os problemas das Lombas Redutoras de Velocidade.

04 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi o vencedor da primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, promovido pelo Automóvel Club de Portugal e pela BP (http://premiosr.pt/pt/premio), ao apresentar o projeto Venex – Vehicle energy efficient extractor.

O sistema Venex é uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), que visam a redução do número de acidentes e da sua gravidade. No entanto, as LRV apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, provocam desconforto aos ocupantes dos veículos e danos nos veículos e aumentam o nível de ruído. O projeto agora distinguido permite evitar ou reduzir significativamente estes problemas das Lombas Redutoras de Velocidade.

Ao vencer o 1.º Prémio Inovação, no valor de 10 mil euros, Francisco Duarte ganhou ainda a oportunidade de divulgar o seu projeto junto de entidades/empresas de excelência na área da prevenção e segurança rodoviárias, nacionais e/ou internacionais.

De acordo com os responsáveis pelo concurso, este prémio «visa o reconhecimento e excelência da inovação quanto à investigação sobre o tema da segurança rodoviária».

Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento intitulada Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy, sob a orientação do Professor Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. É também membro da equipa de investigação do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), cofinanciado pelo FEDER (POCI-01-0145-FEDER-016676) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Para além do 1.º Prémio, foram também distinguidas duas bolsas de mérito no valor de 500,00€, uma entregue a outra equipa da Universidade de Coimbra, constituída por João Pereira, Pedro Rocha, Sara Anjo e Rui Baptista, com o projeto Led Viser.

Os projetos premiados «destacaram-se pelo potencial de inovação e pelo contributo que trazem à criação de valor na área da segurança rodoviária», afirmam os responsáveis pela atribuição do prémio.