Estudantes da FCTUC na final nacional do FameLab – concurso de comunicação de ciência do mundo

08 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Dois estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Luís Oliveira e Sagar Pratapsi, estão entre os 12 finalistas do concurso de comunicação de ciência FameLab, considerado o mais famoso concurso de comunicação de ciência do mundo.

A final nacional vai decorrer no próximo dia 14 de maio, às 16horas, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa).

Criado em 2005 pelo Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, o FameLab está atualmente presente em mais de 30 países de todo o mundo. Em Portugal é organizado pela Ciência Viva, pelo British Council e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

No FameLab, os candidatos têm apenas três minutos para apresentar um tema científico à sua escolha, sem qualquer apoio de audiovisuais. O conteúdo da apresentação, a clareza com que o tema é apresentado e o talento demonstrado são os critérios fundamentais de avaliação pelo júri, que na final será composto por Carlos Fiolhais, João Caraça, Jonathan Howard e Ana Armada-Moreira.

Os 12 finalistas vão competir entre si para representar Portugal na final internacional, que irá realizar-se no Cheltenham Science Festival, de 6 a 11 de junho,

Luís Oliveira é estudante da Licenciatura em Bioquímica e Sagar Pratapsi é estudante de Mestrado em Física.

Mais informação sobre o FameLab Portugal está disponível em: http://www.cienciaviva.pt/famelab/.