O Estudo Geral, repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra, completa 10 anos, a 30 de junho de 2018.

Criado com o objetivo de divulgar conteúdos digitais de natureza científica de autores ligados à Universidade de Coimbra, a sua criação insere-se no movimento de Acesso Livre à Literatura científica (Open Access), ao qual o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aderiu em 2006.

A Universidade de Coimbra subscreveu estes princípios no início de 2007 e, à semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, tem vindo a aumentar a sua presença na rede informática mundial, como um emissor qualificado de conhecimento e cultura.

O Estudo Geral, cuja responsabilidade está a cargo do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC), aloja perto de 31 mil documentos, 82% dos quais se encontram em acesso aberto (Open Access), e regista já 13 milhões de downloads.

O Estudo Geral foi recentemente alojado numa nova plataforma. Desse modo, será possível integrar outras componentes de investigação e contribuir para a gestão da pesquisa científica desenvolvida na UC, facilitando o acesso e a disseminação dos seus resultados.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »