Estudo Geral da UC com uma nova imagem

O repositório institucional da UC foi renovado e aloja atualmente mais de 23 mil documentos, mais de 19 mil são em acesso aberto.

09 fevereiro, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com uma nova imagem, novas funcionalidades e uma melhor interface, é assim que se apresenta o Estudo Geral, repositório institucional da Universidade de Coimbra (UC), que recentemente viu atualizado o software de suporte.

De acordo com a equipa de gestão responsável, a renovação tornou o Estudo Geral “mais apelativo e com maior usabilidade”, o que permite promover o “envolvimento da comunidade académica na sua utilização e divulgação”. O Estudo Geral “tem agora uma interface responsiva adaptada à identidade gráfica da UC e um processo de autodepósito simplificado, tendo sido introduzidas melhorias significativas nas funcionalidades de pesquisa e de recuperação da informação”.

O Estudo Geral, que desde 2008 é apresentado como o repositório Digital da UC, é parte integrante do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCCAP). Da responsabilidade do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).Atualmente, o repositório aloja mais de 23 mil documentos, dos quais mais de 19 mil são em acesso aberto. O Estudo Geral tem cerca de 350 mil downloads mensais. O objetivo é “divulgar conteúdos digitais de natureza científica de autores ligados à UC”.

A mudança e renovação do Estudo Geral foi efetuada através de sugestões de utilizadores que, de acordo com a equipa, permitiram que fosse desenvolvida “uma atualização do repositório focado na resposta aos requisitos identificados”.