Ex-futebolista campeão mundial Lilian Thuram dá conferência na Universidade de Coimbra

21 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© © Conseil de l'Europe

O ex-futebolista francês e campeão mundial em 1998 Lilian Thuram vai estar na Universidade de Coimbra, no próximo dia 26 de novembro, para uma conferência dedicada a questionar as formas de combater as desigualdades e o racismo. A sessão, intitulada “Educação Contra o Racismo”, tem início pelas 18h00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

No mesmo dia, Lilian Thuram vai ainda encontrar-se com estudantes do ensino secundário da Escola Secundária Avelar Brotero, no contexto da iniciativa CES vai à Escola.

Lilian é Presidente da Fundação Lilian Thuram– Educação Contra o Racismo, que se guia pelo lema “Ninguém nasce racista, torna-se racista”. Assim, o encontro pretende interrogar as desigualdades geradas por mecanismos de dominação na sociedade europeia e as formas de combater o racismo pela educação.

O evento é de entrada livre e contará com tradução simultânea.

As ações realizadas pela Fundação valeram a Lilian Thuram o prémio de Ética da Fondation Keba Mbaye, no Sénégal, em 2014. Em 2017, tornou-se Doutor Honoris Causa da Universidade de Estocolmo. Thuram é também autor do livro “As Minhas Estrelas Negras”,publicado em Portugal pela editora Tinta-da-China, no âmbito do programa «Próximo Futuro», da Fundação Calouste Gulbenkian.

A iniciativa de trazer o ex-futebolista a Portugal é promovida pelo projeto MEMOIRS/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela Fundação Lilian Thuram, com o apoio da Embaixada de França.

O MEMOIRS — Filhos do Império e Pós-memórias Europeias é um projeto de investigação comparada sobre a diversidade europeia a partir das suas heranças coloniais. Estuda casos de Portugal, França e Bélgica onde ecoam presenças de Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argélia e Congo. O projeto está sediado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Lilian Thuram vai estar também em Lisboa, a 27 de novembro, para uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais informações aqui.

Milene Santos