Exercício físico previne quedas e fraturas ósseas

01 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© Ryan Mason

No Dia Internacional das Pessoas Idosas, 1 de outubro, especialistas em envelhecimento da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra ( FCDEFUC, membro fundador do Ageing@Coimbra) recomendam que as pessoas com mais de 60 anos aumentem a prática de exercício para reduzir o risco de quedas potencialmente fatais.

Segundo Ana Maria Teixeira, da FCDEFUC, e Cidalina Abreu, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, «a regra de ouro para evitar quedas e fortalecer os ossos é realizar exercícios de força e de equilíbrio. Existe um vasto leque de opções, onde os exercícios de Tai Chi são os mais conhecidos. No entanto, os programas de exercício como o “Otago” e “Estabilidade “Postural” também estão amplamente disponíveis».

«Geralmente, a alguém com um historial de quedas ou que não tem sido muito ativo, recomendaríamos uma visita ao seu médico de família para que lhe sejam prescritos exercícios adequados, cuja intensidade pode ir aumentado à medida que fica mais forte», prosseguem as investigadoras.

«Muitas pessoas pensam erradamente que as quedas são uma consequência inevitável de envelhecer, mas a verdade é que a prática de exercício reduz o risco de quedas», concluem.

 

Ageing@Coimbra:
É uma iniciativa da Faculdade de Medicina (FMUC) e da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física (FCDEFUC) da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do Instituto Pedro Nunes (IPN). O Ageing@Coimbra desenvolve e implementa no terreno, boas‐práticas do qual resultou o reconhecimento europeu com a designação de “Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável (entre as 32 regiões de referência na Europa e a única em Portugal).
Partilhe