Experiência lançada em balão da NASA tem participação da FCTUC

05 setembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

O investigador Rui Curado Silva, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integra a equipa responsável pela experiência científica que foi lançada, a 4 de setembro, numa plataforma de um balão do programa High Altitude Sudent Platform (HASP), da NASA.

Esta experiência, lançada em Fort Sumner, Novo México, EUA, resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, o American River College (EUA) e o INAF-IASF Bolonha.

De acordo com o investigador, o objetivo desta experiência, que envolve também dois alunos da FCTUC, «é medir a radiação de fundo a alta altitude (~40 km) que poderá degradar a capacidade de medir a polarização dos futuros telescópios espaciais para astrofísica de altas energias (na banda de raios X e gama).»

«A ideia da proposta, o plano de implementação, simulações e análise de dados desta experiência são da responsabilidade do LIP e da FCTUC», refere Rui Curado Silva.

Mais informação disponível em: https://www.facebook.com/groups/HASPPayload/

Cristina Pinto