Exposição assinala centenário da Faculdade de Farmácia em edifício próprio

Fotografias expostas mostram alguns espaços que marcaram a história da faculdade

17 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Desde a sua origem, nos finais do século XVI até hoje, muitas foram as datas que marcaram a escola de farmácia. Na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), o estudo e conhecimento dessa história não é deixado ao acaso e uma data em particular foi agora destacada. Em 1915 eram inauguradas instalações próprias para o ensino farmacêutico na UC. Para celebrar o centenário da data, a FFUC apresentou uma exposição documental que mostra os espaços da faculdade que agora se situa no Polo 3 da UC.

“Sabemos várias datas marcantes da história da FFUC”, conta João Rui Pita, um dos autores da exposição. “E achamos que a questão do espaço próprio é muito marcante e muito significativo para as instituições”, explica o docente da FFUC. De acordo com Célia Cabral, outra autora da exposição, “o ensino era disperso por vários locais, sobretudo o dispensatório farmacêutico e o laboratório químico”. E espaços do Jardim Botânico da UC eram também “utilizados para algumas aulas”. “Os alunos tinham de se movimentar por todos estes espaços para terem a sua formação”, conta. Por estas razões, tornou-se “muito importante centralizar num edifício” o ensino farmacêutico na Universidade, sublinha Célia Cabral.

Ter um edifício próprio é, para João Rui Pita, “um passo significativo na vida de uma instituição”. Acaba por ser, acrescenta Célia Cabral, “um reconhecimento da qualidade de ensino”.

Até 2009, a Casa dos Melos funcionou como edifício principal da FFUC, altura em que a faculdade passou para o Polo das Ciências da Saúde.

“Centenário da FFUC em Edifício Próprio: 1915-2015/Centenary of the Fauclty of Pharmacy of the University of Coimbra’s Own Building: 1915-2015” é uma exposição que convida a conhecer alguns dos locais onde passou a história da FFUC, como a Casa dos Melos ou o Colégio de Jesus. Está patente no Anfiteatro Caetano de Santo António e foi inaugurada a 15 de dezembro pelo diretor da FFUC, Francisco Veiga.