Exposição assinala o Dia Mundial do Solo 2015: Solo, o suporte da vida

A mostra vai estar disponível das 10 às 17 horas, no Colégio de S. Bento da UC

04 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Qual é a importância do solo e que papel desempenha no desenvolvimento da vida? Estas são algumas das questões  a que a exposição dedicada ao Dia Mundial do Solo quer responder, no próximo dia 5 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas, no Colégio de S. Bento da Universidade de Coimbra (UC).

Com várias atividades educativas, e integrado no Ano Internacional do Solo, declarado pelas Nações Unidas, este evento procura, de forma divertida, mostrar como o solo é um sistema vivo, rico em biodiversidade, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à existência do Homem.

Apesar da sua importância vital, o solo tem sido negligenciado ao longo dos anos, enfrentando inúmeras ameaças, como a intensificação da agricultura com a consequente aplicação de pesticidas, a contaminação por metais e outros poluentes, salinização e erosão.

Destinada a públicos de todas as idades, mas especialmente orientada para os mais novos,  a exposição é uma excelente oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a importância dos solos e o seu papel fundamental para a vida humana. A entrada é livre.

A organização do evento está a cargo do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional (CEF), do Departamento de Ciências da Vida (DCV), do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).

Cartaz_A4_v2.cdr