Exposição “Coimbra: Um Olhar Estrangeiro” para ver no CES

Mar 31 • 3 Comentários em Exposição “Coimbra: Um Olhar Estrangeiro” para ver no CES

O trabalho do fotógrafo e investigador brasileiro Luiz Fernando da Silva Mello vai estar exposto de 4 a 21 de abril.

Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra acolhe, de 4 a 21 de abril, a exposição “Coimbra: Um Olhar Estrangeiro” do fotógrafo e investigador brasileiro Luiz Fernando da Silva Mello.

Segundo o autor, que registou distintas imagens da cidade de Coimbra, “um olhar estrangeiro cria uma tensão entre experiências culturais diferentes. A carga desta tensão gerada tem a potencialidade de informar, de provocar, de questionar, de mostrar facetas inéditas ou não valorizadas até então. O estrangeiro olha através das suas lentes e filtros culturais uma outra cultura. Desta forma, angulações e refrações diferenciais podem propiciar visões peculiares, tonalidades específicas, enquadramentos inusitados, valorizações incomuns. É da consciência desta alteridade intrínseca que se produz um conhecimento extra, enriquecedor e que pode, eventualmente, mostrar uma chave para um conhecimento mais amplo do espaço social. Sob este prisma, esta exposição propõe, por meio de fotografias, mostrar um olhar estrangeiro sobre a cidade de Coimbra”.

A exposição pode ser visitada entre as 09h30 e as 18h00.

Luiz Fernando da Silva Mello é arquiteto e urbanista. Doutor em Planejamento Urbano e Regional, é Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). Atualmente efetua um pós-doutoramento no CES, em que se enquadra esta atividade.

3 comentários a Exposição “Coimbra: Um Olhar Estrangeiro” para ver no CES

1. Parece maravilhoso! E deve mostrar “facetas inéditas ou não valorizadas” da nossa cidade!

2. Leonora Romano hi diz:

Parabenizo-te Luiz pela iniciativa e pela oportunidade de nos representar, através do teu olhar, produção fotográfica e intelectual. Abraço Leonora Romano.

3. Lucienne Lopes Limberger diz:

Luiz
    Fotografias são sempre mágicas, “capturam a alma…”, a essência de um momento, um sentimento, perpetuando um instante, uma experiência, um lugar, …..
    Parabéns pela iniciativa fiquei curiosa para ver o conjunto das fotos !!!
    Abraços
    Lucienne