Exposição no Arquivo da UC apresenta raro pergaminho de canto hispânico

A mostra é uma oportunidade para descobrir o canto hispânico, um tesouro cultural europeu único.

21 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

O Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) inaugura a 28 de abril, às 11horas, Fragmentos medievais: vestígios do canto hispânico, uma exposição que entre as várias peças mostra um raro pergaminho moçárabe, do século X-XI, em letra visigótica, que se conserva no AUC.

Patrocinada pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido, a exposição Fragmentos, que ficará aberta ao público até ao mês de julho, foi criada por uma equipa de especialistas dedicados ao estudo do canto hispânico, liderada por Emma Hornby (University of Bristol), em colaboração com musicólogos da University of Colorado Boulder, Universidad Complutense de Madrid e Universitat de València.

Visitar esta exposição é uma excelente oportunidade para descobrir o canto hispânico, um tesouro cultural europeu único. Conhecido também por “canto moçárabe” ou “canto visigótico”, o canto hispânico é o repertório musical medieval do rito hispânico, a liturgia cristã propriamente ibérica. Apesar de ter sido praticado durante pelo menos meio milénio, apenas nos chegaram cerca de quarenta fontes do referido repertório.

A mostra dá a conhecer os detalhes de uma importante seleção de fontes, através da exibição simultânea de um dos poucos fragmentos conservados e de um software interativo que explica o seu conteúdo (tipo de manuscrito, o seu uso, o seu texto e a sua escrita musical.

Simultaneamente, a exposição estará patente em outras distintas sedes de Portugal e Espanha: Biblioteca Nacional de Espanha, Arquivo-Museu Diocesano de Lamego, Catedral de León e Universitat de València.

Mais informação disponível em: expo.neumes.org.uk.

Partilhe