Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC promove curso de Suporte Básico de Vida

15 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Os estudantes recém-chegados à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF.UC) vão poder usufruir, no âmbito das unidades curriculares de Estudos Práticos, de uma formação em Suporte Básico de Vida.

Esta ação vai decorrer no próximo dia 20 de setembro, entre as 9 horas e as 18 horas, na nave central do Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra (EUC).

Promovido em colaboração com o Instituto de Socorros a Náufragos e Câmara Municipal de Coimbra, que disponibilizam equipamento e formadores, o curso terá «uma forte componente prática, abordando tópicos variados: suporte básico de vida, obstrução da via aérea, posição lateral de segurança, oxigenoterapia e utilização de desfibrilhador automático. No final, será atribuído um certificado aos estudantes participantes», refere Luís Rama, docente da FCDEF.

O objetivo, acrescenta o responsável, é «elevar as competências numa área particularmente importante para futuros profissionais na área do Desporto e Educação Física. Esta ação pretende fazer escola prevendo-se a sua repetição nos anos futuros».

Data: 20 de setembro de 2016
Destinatários: Todos os alunos do 1º ano do regime diário e pós laboral
Local: Estádio Universitário (Pavilhão 3/ Nave)
Conteúdos:
– Suporte básico de vida (SBV): Adulto, Pediátrico e Afogamento (caso especial)
– Obstrução da via aérea (OVA): Adulto, pediátrico, obesos e grávidas
– Posição Lateral de Segurança (PLS)
– Oxigenoterapia – sua importância na reanimação cardiopulmonar
Programa da ação