Faculdade de Medicina da UC promove curso sobre vacinação e recebe equipamento da Liga Portuguesa Contra o Cancro

24 janeiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) promove na próxima sexta-feira, dia 25, um curso sobre “Vacinação no doente com Imunodepressão” e celebra, à margem do evento, a receção de um equipamento laboratorial oferecido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

O curso “Vacinação no doente com Imunodepressão”, que decorre entre as 9h00 e as 13h05 na Subunidade 1 do Pólo III da Universidade de Coimbra, reúne uma série de especialistas nacionais no debate a importância da vacinação no doente imunodeprimido (doente oncológico, doente transplantado e outras patologias) e no envelhecimento.

Pelas 10h45, no átrio da Subunidade 1, será descerrada uma placa de agradecimento pela oferta de um equipamento laboratorial da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC – NRC) ao CIMAGO: trata-se de um equipamento – PCR automático (Idylla), que permite a análise de mutações genéticas específicas em oncologia. “Sendo um equipamento automatizado, permite um teste de diagnóstico molecular rápido, independente da amostra biológica utilizada ser fresca ou em parafina. Este equipamento possibilita uma análise eficiente de material biológico em arquivo, podendo tirar-se partido do rico manancial de amostras existentes nos hospitais e na Faculdade, evidenciando o espírito multidisciplinar e plurinstitucional do CIMAGO. A utilização deste equipamento permitirá igualmente complementar os vários trabalhos de investigação”, descreve a coordenadora do CIMAGO, Isabel Carreira.

“Esta oferta enquadra-se numa das missões do Núcleo, nomeadamente, o apoio à investigação científica em oncologia – iniciativa complementar ao historial de bolsas de investigação já atribuídas e ao apoio a outras atividades científicas pontuais, que serão continuadas à medida das disponibilidades financeiras decorrentes da generosidade da sociedade nos peditórios anuais da LPCC”, refere, por sua vez, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Professor Vítor Rodrigues.

Além da coordenadora do CIMAGO e do presidente da LPCC, o evento contará com as presenças do diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira, e do presidente cessante do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Carlos Oliveira.

 

FMUC
Partilhe