Faculdade de Medicina da UC tem seis novos professores catedráticos

Tomada de posse está marcada para 22 de julho às 12 horas.

19 julho, 2016≈ 6 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Armando de Carvalho, Carlos Alberto Gonçalves, Carlos Robalo Cordeiro, Eunice Carrilho, Fernando Guerra e Lino Gonçalves são os novos Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

A cerimónia de tomada de posse vai decorrer no próximo dia 22 de julho, às 12 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

A posse é conferida pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva.

Armando de Carvalho
Na FMUC é Coordenador (regente) da área de Medicina do 6º ano (desde 2010/11), Coordenador do Gabinete de Estudos Avançados (desde 2011/12) e Membro da Assembleia da Faculdade (desde 2011/12)
No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é Diretor do Serviço de Medicina Interna A – HUC (desde 2013) e Assistente graduado sénior de Medicina Interna (desde 2004).
Tem desenvolvido e colaborado em projetos de investigação clínica, com destaque para os de Hepatologia. Foi e é investigador principal em vários ensaios clínicos internacionais de fase 2 e 3, em doentes com hepatites virais crónicas e cirrose hepática.
Introduziu nos HUC técnicas de PCR e de branched-DNA para estudo da infeção pelo VHC. Coordenou os primeiros estudos epidemiológicos das infeções pelos vírus das hepatites D (1983), C (1993) e G na região centro do país.
É Académico correspondente da Academia Nacional de Medicina de Portugal.
Carlos Alberto Gonçalves,
Foi membro fundador do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – FCT, desenvolvendo investigação na área do desenvolvimento pulmonar, daí decorrendo a publicação de mais de duas dezenas de artigos científicos em revistas indexadas e diversos capítulos de livros em Portugal e países estrangeiros.
Paralelamente à atividade de Docência e Investigação desenvolve atividade Clínica, tendo efetuado o internato Complementar da Especialidade de Pediatria, no Serviço de Pediatria Médica do Centro Hospitalar de Coimbra de 1984 a 1989. Ingressou no Serviço de Neonatalogia dos HUC em 1989. Foi um dos elementos fundadores da Unidade de Cuidados Intensivos da Maternidade dos HUC, que iniciou a sua atividade em 1992.
É membro da Direcção do Colégio da Subespecialidade de Neonatalogia da Ordem dos Médicos.
Desde 2009 é responsável pelo Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo encarregado de Regências das Disciplinas de Histolgia e Biologia do Desenvolvimento do Mestrado Integrado em Medicina e da Disciplina de Histologia e Embriologia Geral e Dentária do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.
Carlos Robalo Cordeiro
Diretor do Serviço de Pneumologia A, CHUC, 2016
Coordenador do Centro de Pneumologia da UC (Unidade 123 da FCT), desde 2006
Co-Chair do ERS Long Range Planning Committee, desde 2013
Membro do ERS College of Experts, desde 2014
 Membro do Editorial Board da European Respiratory Monograph, desde Setembro 2014
Professor Visitante da Universidade de Siena, Itália
Membro da Academia Portuguesa de Medicina, desde 2006
Ao longo da sua carreira tem recebido vários prémio, entre os quais: Thomé Villar (1988, 1993, 1998 e 2013); Fundação AstraZeneca  2008; Morgagni Award, da “Associazione Morgagni Malattie Polmonari”, Forli, Itália, 2009, e Personalidade do Ano da Fundação Portuguesa do Pulmão, 2011
Eunice Carrilho
Médica Dentista, doutoramento na especialidade de Dentisteria Operatória.
Regente de Dentisteria Operatória da Unidade Pre-clinica1 e Clinica Integrada1
Coordenadora da Clínica Integrada e do Grupo Dentisteria/endodontia
Investigadora no Grupo Neuro8 – IBILI/CNC e Membro do Conselho Científico da FMUC
Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas
Fernando Guerra
Médico Dentista
Regente de Prótese Fixa da FMUC
Cocoordenador da pós-graduação em Reabilitação Oral Protética da FMUC
Investigador na área dos implantes dentários e dos biomateriais de regeneração óssea em projetos nacionais e internacionais com publicações em revistas de topo mundiais
Investigador do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra
Diretor do Laboratório de Tecidos Duros da Área de Medicina Dentária da FMUC
Membro do Conselho do Conselho Científico da FMUC
Vice-Presidente da Fundação CAMLOG, no âmbito científico da implantologia dentária, com sede em Basileia, na Suiça, a qual desenvolve o seu trabalho a nível global, desde 2010
Fellow do International College of Dentists desde 2009.
Lino Gonçalves
 Regente da valência de Cardiologia da FMUC. Para além disso, é Chefe de Serviço de Cardiologia e Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG.
É Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia e foi agraciado até ao momento com os seguintes títulos honoríficos:
Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Loulé; Medalha de Prata da Sociedade Europeia de Cardiologia; Professor Honorário da Universidade de Moscovo-Pirogov; Sócio Honorário da Sociedade Húngara de Cardiologia.
Recebeu ao longo da sua vida profissional 24 prémios científicos nacionais e internacionais.
É responsável pelo desenvolvimento de um projeto pioneiro da Sociedade Europeia de Cardiologia na área da educação e treino da Cardiologia intitulado ESCeL.
É desde há 5 anos Codirector do Programa Harvard Medical School-Portugal.