FCDEFUC recebe conferências sobre nova tendência de análise de jogo

Conferências realizam-se na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física nos dias 19 e 21 de abril.

17 abril, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) recebe, nos dias 19 e 21 de abril, duas conferências do professor Dean Oliver, especialista da nova tendência de análise do jogo, denominada de Analytics.

A primeira (19 de abril) ocorre no auditório do Estádio Universitário de Coimbra, às 17h, e tem como tema “The Art of Analytics in Basketball”. A ação é destinada a Treinadores de Desporto em equipa e investigadores em Ciências do Desporto.

Já no dia 21 de abril, o professor Dean Oliver profere a conferência “Analytics in Sport: new perspectives and applications”, desta vez no Museu da Ciência da UC, às 16h. A entrada é livre.

Doutorado em Engenharia do Ambiente na área de modelagem, Dean Oliver foi o primeiro profissional da área de Analytics a ser contratado pela NBA – National Basketball Association, sendo considerado o pioneiro do desenvolvimento desta área no desporto. Trabalhou nos Seattle Supersonics, Denver Nugetts(Director of Quantitative Analysis), Sacramento King, onde exerceu funções de Director of Player Personnel e Responsável pela Área de Analytics e Diretor de Analytics na ESPN.

É autor do livro ‘Basketball on Paper’, que aborda temas como interpretar a performance individual e coletiva, e conceitos de análise Analytics, como forma de quantificar e medir o valor e o desempenho dos jogadores.

Partilhe