FCTUC acolhe a European BEST Engineering Competition

04 março, 2020≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Realiza-se nos próximos dias 6, 7, 8 e 11 de março, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a European BEST Engineering Competition (EBEC) Challenge Coimbra, a primeira etapa de uma competição internacional de engenharia, promovida pelo BEST (Board of European Students of Technology / Conselho de Estudantes Europeus de Tecnologia) e aberta a todos os alunos da Faculdade.

A iniciativa, que tem duas categorias distintas – Case Study e Team Design -, desafia os estudantes a resolverem problemas reais propostos por empresas. A prova de Case Study é um desafio mais teórico, que põe à prova a capacidade de pesquisa e o conhecimento dos estudantes, enquanto a de Team Design é mais prática, testando a imaginação dos participantes na construção de um protótipo.

As provam decorrem nas instalações dos departamentos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Polo II da Universidade de Coimbra), envolvendo mais de 100 estudantes da FCTUC. Os vencedores de cada uma das categorias qualificam-se para a ronda Nacional do European BEST Engineering Competition (que decorre em Aveiro, de 17 a 20 de abril) – que, por sua vez, apura os representantes nacionais na final internacional da competição.

O BEST é uma organização internacional de estudantes, sem fins lucrativos, presente em 34 países, contando com 96 grupos locais e mais de 4500 membros. O seu principal objetivo o desenvolvimento dos estudantes da área das tecnologias de toda a Europa, fazendo a aproximação das empresas através de serviços na área do envolvimento educacional, da educação complementar e do apoio à carreira na comunidade estudantil.

Rui Marques Simões