Para comemorar o bicentenário da morte do matemático e astrónomo José Monteiro da Rocha, o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) e o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) promovem, na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, o encontro “José Monteiro da Rocha (1734-1819): a época e a obra”.

A iniciativa tem lugar, entre as 10h30 e as 17h, na sala 2.5 do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Monteiro da Rocha foi uma das figuras importantes da cultura e da ciência portuguesa dos finais do século XVIII e primeiras décadas do século XIX. A sua vida e ação foram marcantes na Universidade de Coimbra e no processo de institucionalização da ciência moderna que a Reforma Pombalina da Universidade (1772) iniciou em Portugal.

Foi igualmente um dos responsáveis pela conceção das novas faculdades científicas e pela ampla renovação de estudos no campo do ensino da matemática, da astronomia e das ciências naturais e experimentais. Foi também o primeiro diretor do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

O programa está disponível: aqui.

 

FCTUC (Cristina Pinto)

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »