FCTUC conclui instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em todos os edifícios do Polo II

19 outubro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Está concluída a instalação de sistemas fotovoltaicos em todos os edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) no polo II da Universidade de Coimbra.

Ao todo são 1812 painéis, correspondentes a uma potência combinada de 432 kW, distribuídos pelo edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra/Departamento de Ciências da Terra e pelos seus cinco departamentos de engenharia (Eng. Civil, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Informática, Eng. Mecânica e Eng. Química).

Com a conclusão do projeto de instalação de sistemas de produção de energia “verde”, iniciado em 2013 com apoio financeiro do Banco Santander-Totta, a FCTUC, além de poupar na fatura da eletricidade, já que é esperada uma produção de 678 mil kWh de energia por ano (678 mWh), vai igualmente reduzir significativamente a sua pegada de carbono. Estima-se uma redução de emissões de CO2 em 182 toneladas por ano.

Para dar a conhecer os benefícios da instalação da tecnologia solar fotovoltaica no polo II da UC, realiza-se uma conferência de imprensa, na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, pelas 12 horas, no auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil, com a presença do Reitor, Amílcar Falcão.

A instalação de sistemas fotovoltaicos no polo II faz parte de um conjunto de medidas que a UC está a implementar apostando em soluções eficientes e sustentáveis.

FCTUC (Cristina Pinto)