FCTUC participa em projeto europeu que pretende melhorar a resiliência das florestas a incêndios

17 outubro, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC|Cristina Pinto

Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, entre as 14h00 e as 17h30, o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), situado no aeródromo da Lousã, recebe um encontro no âmbito do projeto europeu de investigação “Resilient Forest” (www.resilientforest.eu).

Cofinanciado pelo Programa LIFE+ da União Europeia, este projeto tem a participação de uma equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (CEIF/ADAI), da FCTUC.

O grande objetivo desta investigação é «promover uma abordagem integrada de gestão florestal à escala da bacia hidrográfica visando melhorar a resiliência das florestas a incêndios, escassez de água, degradação ambiental e outros efeitos induzidos pelas mudanças climáticas», referem os cinco investigadores do CEIF/ADAI que participam no estudo.

Além da apresentação do Resilient Forest, que é coordenado pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha), neste encontro serão igualmente expostos e debatidos os projetos de índole ambiental que têm vindo a ser desenvolvidos na bacia hidrográfica do rio Ceira, que é um dos casos de estudo neste projeto.

O encontro conta com a presença de várias câmaras municipais e inclui ensaios de desfiladeiro.

A participação é livre e gratuita, mas deve ser formalizada através do endereço eletrónico: miguelalmeida@adai.pt.

FCTUC (Cristina Pinto)