“Feedzai Award for Academic Excellence and Grit” atribuído a aluna de doutoramento da FCTUC

10 outubro, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Catarina Maçãs, aluna de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de vencer o “Feedzai Award for Academic Excellence and Grit”.

Trata-se de um prémio atribuído pela empresa tecnológica Feedzai, no valor equivalente a um ano de propinas, que pretende “valorizar não só excelência académica mas também pessoas que dão contributos reais e que sirvam de exemplo para os seus pares”. O prémio foi entregue durante a conferência PixelCamp.

A investigar na área da Visualização de Informação, tentando aliar questões de funcionalidade e utilidade a questões de natureza estética, Catarina Maçãs esteve envolvida no projeto “Sonae Viz – Big Data Visualization for retail”, tendo criado várias ferramentas de “visual analytics” para retalho, ou seja, “ferramentas que ajudam a SONAE a melhorar a qualidade dos seus serviços e a identificar oportunidades de negócio como, por exemplo, onde abrir uma nova superfície”, esclarece a investigadora do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

Enquanto aluna do Programa Doutoral em Sistemas e Tecnologias de Informação, foca-se no tema “Functional Data Aesthetics” – um subcampo emergente da visualização de dados. Neste contexto, tem efetuado vários trabalhos científicos que se caraterizam “pela conjugação de técnicas de computação inspirada na natureza com aspetos de visualização dinâmica de grandes volumes de dados, e que se destacam pelas qualidades funcionais e estéticas dos artefactos gerados”, explica o seu orientador, Penousal Machado.

É um incentivo para continuar a explorar novos caminhos e a fazer mais e melhor investigação

Num destes trabalhos, Catarina Maçãs partiu da visualização dos padrões de consumo em 729 hipermercados portugueses, ao longo de dois anos, para criar artefactos de visualização de informação que se focam na ilustração dos ritmos de compra dos portugueses. O objetivo “era criar visualizações lúdicas e com uma estética refinada, tirando partido da natureza rítmica dos padrões de consumo e enfatizando fenómenos que perturbam estes padrões”.

Para a investigadora, este prémio “representa um reconhecimento do meu trabalho e uma valorização do que faço. É um incentivo para continuar a explorar novos caminhos e a fazer mais e melhor investigação”.

Catarina Maçãs

Catarina Maçãs é aluna do Programa Doutoral em Sistemas e Tecnologias de Informação da FCTUC.

 

Alguns exemplos dos trabalhos desenvolvidos por Catarina Maçãs podem ser visualizados em: https://cdv.dei.uc.pt/swarmviz/ e https://cdv.dei.uc.pt/the-rythm-of-consumption/.

Partilhe