Fernando J. Regateiro condecorado pela República de Cabo Verde

O professor catedrático de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Educativo.

21 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Fernando J. Regateiro, professor catedrático de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Educativo atribuída pelo Governo da República de Cabo Verde.

A condecoração destina-se a destacar e enaltecer os que, com “dedicação, empenho, comprometimento, elevado grau de responsabilidade e brio profissional, contribuíram, de forma decisiva, para a consolidação e a melhoria da Inovação, Ensino Superior e Investigação Científica em Cabo Verde”, resultando, da sua acção, “benefícios e ganhos extraordinários para os estudantes, investigadores e a sociedade em geral”.

Fernando Regateiro está ligado ao processo de instalação do ensino da Medicina em Cabo Verde, desde 2009, ano em que visitou o país, a convite do Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima, para proferir duas conferências sobre a “Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

Atualmente, Fernando Regateiro é o coordenador-geral do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade de Cabo Verde, em representação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Medicina.

Na FMUC é regente de Genética, membro do Conselho Científico e da Comissão de Acompanhamento da Reforma e coordenador da área de cooperação internacional. É ainda coordenador da rede de infra-estruturas UCGenomics, da UC. É académico titular da Academia Portuguesa de Medicina, membro do Grupo de Trabalho para a Reforma Hospitalar, do Ministério da Saúde do Governo de Portugal, e presidente do Conselho para a Cooperação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde. É autor do livro “Manual de Genética Médica”, co-autor de 15 livros e autor ou co-autor de mais de 200 trabalhos científicos. É ainda autor do livro “HUC, 4 Anos de Gestão e o Futuro”.

A cerimónia de condecoração realizou-se a 19 de abril no Palácio do Governo e foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, que também procedeu ao ato de condecoração. Na sessão estiveram ainda presentes o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Correia e Silva, e diversas personalidades e convidados.