Festa do Cinema Francês regressa a Coimbra

A 16ª edição traz 12 filmes para ver em cinco dias

09 outubro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Cinco dias, 12 filmes. Entre 28 de outubro e 2 de novembro, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Alliance Française Coimbra voltam a receber a Festa do Cinema Francês em Coimbra.

O balanço de edições anteriores no TAGV é, nas palavras de Fernando Matos Oliveira, “muito positivo”. O diretor do TAGV revelou, durante a sessão de apresentação do programa do evento, que Coimbra recebe a Festa do Cinema Francês “com muito entusiasmo”. É “uma ocasião rara de juntar num evento único uma antologia de cinema recente com boa qualidade”, afirma.

A inauguração do evento realiza-se a 28 de outubro, com a presença do realizador francês Thomas Lilti

Fernando Matos Oliveira destacou ainda a necessidade de cimentar uma “política cultural”. “Vivemos um tempo em que é difícil falar disso, mas este projeto é um filho dessa política cultural”, adiantou o responsável. “É difícil defender projetos com esta identidade, este investimento e esta ambição”, continua o diretor do TAGV, sublinhando a vontade de “estar em mais sítios, mais cidades, de forma a chegar a mais espetadores”, como um ponto muito positivo dessa ambição. “Há uma vontade de chegar a mais Portugal e a mais espetadores”, disse ainda o responsável. Em anos anteriores, a Festa do Cinema Francês em Coimbra levou entre três e cinco mil espetadores ao TAGV.

No total, a 16ª edição da Festa do Cinema Francês vai exibir em 16 cidades portuguesas 60 filmes de todos os géneros, “para agradar todos os públicos”, realçou a diretora da Alliance Française de Coimbra, Amina Mazouza, durante a sessão de apresentação do programa. Em Coimbra a programação estende-se entre 28 de outubro e 2 de novembro, no TAGV. “Coimbra é muito importante e todos os anos ficamos muito orgulhosos porque é a segunda cidade com mais espectadores”, revelou Amina Mazouza.

O arranque da Festa do Cinema Francês em 2015 vai dar-se com a exibição do filme Hippocrate, de Thomas Lilti, a 28 de outubro pelas 21 horas. Uma comédia dramática que foi escolhido como “uma homenagem aos doutores da cidade de Coimbra”. A inauguração do evento começa pelas 20 horas, com a presença do realizador e de dois produtores da película.

Em Coimbra, vão ser “seis sessões abertas ao público e três sessões escolares, gratuitas, para motivar os jovens para a importância da cultura”, explica Amina Mazouza. “A programação que temos é diversa e corresponde a uma vontade de atrair jovens, estudantes, mas também adultos”, revelou a diretora da Alliance Française em Coimbra.

A apresentação do programa realizou-se a 8 de outubro, quinta-feira, pelas 12 horas, no Café Teatro do TAGV.

Cinema Francês 03