Festival Abril Dança regressa a Coimbra

Co-organizado pelo TAGV e Município de Coimbra, o festival arranca na quarta-feira, 4 de abril.

02 abril, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

Desde a primeira edição, em 2016, que abril é sinónimo de dança em Coimbra. Uma organização conjunta entre o Município de Coimbra e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) que começa já na quarta-feira e engloba vários espetáculos.

O Festival Abril Dança arranca a 4 de abril, quarta-feira, e propõe-se “envolver a cidade, mobilizando vários espaços, parcerias, formas de expressão” de forma a assumir “uma dimensão nacional de referência”, explica comunicado do TAGV.

Os espetáculos previstos incluem a apresentação do projeto Walking with Kylian. Never Stop Searching, no TAGV, pela Companhia Paulo Ribeiro. De acordo com a organização, pretende ser “um diálogo entre criadores, formas de dançar e de pensar o corpo na contemporaneidade”. Está ainda incluída a apresentação das criações de Teresa Fabião (transAtlântica), Francisco Campos (Dança), Cristina Planas Leitão (Um[unimal]), e de Sara Toscano (Os Labirintos do Minotauro).

Já no Convento São Francisco o público vai poder assistir a vários espetáculos. Desde A Perna Esquerda de Tchaikovski, pela Companhia Nacional de Bailado a Délicatesse, uma performance participativa pela Compota. A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo vai apresentar criações de três jovens emergentes e Leonor Keil vai apresentar Bianca Branca, um espetáculo direcionado a famílias. “A encerrar o Festival, a Companhia Instável apresenta-se com Nem A Própria Ruína”, conclui a organização.

O TAGV convida ainda a uma “visita dançada” no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril. Território Entre_Espaço Permeável, de Inesa Markava, a partir da escultura exposta no Convento de São Francisco, da autoria de Pedro Figueiredo.

Mais informações e a programação completa em http://www.tagv.pt/

 

Marta Costa
Partilhe