FEUC organiza cerimónia de entrega dos diplomas de Bachelor – Programa Integrado Bordéus-Coimbra

20 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) organiza na próxima sexta-feira, 22 de março, pelas 12 horas, no Auditório da FEUC, a sessão solene de entrega dos diplomas de Bachelor aos estudantes que completaram o terceiro ano do Programa Integrado Bordéus-Coimbra (Fileira Integrada França-Portugal) iniciado em 2015.

A cerimónia vai contar com representantes da Embaixada de França em Portugal e do Institut Français du Portugal, além da representação da direção da FEUC. Também vão estar presentes o coordenador do programa e docente do Instituto de Estudos Políticos de Bordéus, Michel Cahen, o docente Patrick Zimmerman, da Fileira Integrada em Bordéus, e os coordenadores do programa integrado na FEUC, os docentes Elísio Estanque e Daniel Francisco, .

O diploma de Bachelor corresponde, na instituição francesa envolvida nesta cooperação académica com a Universidade de Coimbra — o Instituto de Estudos Políticos de Bordéus, Sciences Po Bordeaux —, a um certificado de estudos de 1.º Ciclo, equivalente à Licenciatura no currículo universitário português. O diploma, iniciado em 2003, é atribuído ao fim de três anos, validando as capacidades dos estudantes de prosseguir estudos para o grau de Mestre (2.º Ciclo), que pode ser concluído em Sciences Po – Bordeaux (em quatro grandes áreas e duas dezenas de especialidades) ou na FEUC, onde os Mestrados escolhidos podem ser em Sociologia ou em Relações Internacionais.

Uma vez concluído com sucesso o 5.º ano de estudos, cada estudante recebe dois diplomas: o do Mestrado da FEUC e o do Diplôme de Sciences Po Bordeaux, os quais conferem o grau de mestre em ambas as instituições. Globalmente, duas dezenas de estudantes por ano (dez oriundos da FEUC e dez do Instituto de Estudos Políticos de Bordéus) recebem o diploma de Bachelor. Nos cinco anos do Programa Integrado estão atualmente envolvidos oitenta estudantes, metade em Coimbra e metade em Bordéus.

FEUC