FLUC debate Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

3º Encontro Internacional do CEGOT - Coesão Territorial e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável tem lugar de 25 a 28 de setembro.

24 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

Vai realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), de 25 a 28 de setembro de 2019, o 3º Encontro Internacional do CEGOT – Coesão Territorial e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – Universidades de Coimbra, Porto e Minho) abre assim à participação na apresentação e discussão de trabalhos que discutam as dimensões geográficas da maioria dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tais como os associados ao combate às desigualdades injustas e evitáveis: o acesso à habitação, educação, cultura e saúde; as mudanças climáticas; os riscos; a conservação e gestão da água; a identidade e competitividade dos territórios; a inovação e diversificação das economias e criação de comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. ​

O congresso vai ter como oradores convidados internacionais Leo van den Berg (professor emérito de estudos urbanos e economia urbana e regional da Erasmus University Rotterdam; foi director do European Institute for Comparative Urban Research), Antoine le Blanc (professor na Universidade de Littoral – Côté d’Opale – Dunkerque e especialista em Riscos, Resiliência, Planeamento Urbano e Património), Xosé Solla (professor na Universidad de Santiago de Compostela e especialista em cidades património mundial) e Augusto Perez Alberti (professor na Universidad de Santiago de Compostela investigador em geomorfologia glacial e periglacial, geomorfologia costeira, paisagem e clima). Entre os convidados nacionais constam Marisa Matias (deputada europeia e que Integra as Comissões de Indústria, investigação e energia (ITRE) e Economia a assuntos financeiros (ECON)), Fernanda do Carmo (Diretora-Geral do Território) e Luísa Ucha (coordenou e foi coautora do Currículo Nacional do Ensino Básico, Competências Essenciais da Geografia).

O evento encontra-se estruturado em quatro sessões plenárias (1- Cidade e crescimento económico, inclusivo e sustentável; 2- Turismo responsável e territórios sustentáveis; 3- Alterações climáticas e sociedade; 4- Educação para o desenvolvimento sustentável). Contará com cerca de 150 comunicações (orais e posters) de investigadores de Portugal e de outros países, com destaque para Brasil e Espanha. Será ministrada, também, uma ação de formação para docentes do ensino básico nas seguintes áreas de formação: E100 (Ciências da Natureza), A139 (Geografia), A140 (Geologia) e A108 (Biologia).

Mais informações sobre o evento aqui.

 

FLUC

 

 

Partilhe