FLUC: ponto de encontro da Língua Portuguesa

20 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Beatriz Martins

A Universidade de Coimbra (UC) apresenta “O Português como Língua Pluricêntrica no Século XXI” num mês simbólico para a língua portuguesa. A 5 de maio comemorou-se o dia da Língua Portuguesa, já o dia 13 marcou o término do período provatório do novo acordo ortográfico. É neste contexto que investigadores de vários países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) unem-se para um evento que pretende “beneficiar de perspetivas ou das perspetivas das várias pessoas de vários países sobre questões que envolvem a lingua portuguesa”, como afirma Isabel Pereira, organizadora do evento.

O colóquio vai ter lugar na Faculdade de Letras da Univerisdade de Coimbra (FLUC) durante dois dias, e na programação incluem-se três mesas redondas. A 21 de maio o objetivo é debater questões de política linguística nos países da CPLP. No dia 22, a discussão vai focar questões associadas à literatura e à cultura e ainda um debate com a diversidade linguística na UC como tema. As mesas redondas vão contar com representantes dos vários países da CPLP no Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e ainda com investigadores do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da UC (CELGA-ILTEC) e do Centro de Literatura Portuguesa da UC.

Isabel Pereira acredita que, durante o evento, é possível “estabelecer contactos que podem ser muito úteis no futuro e inclusivamente para possíveis acordos de parceirias de investigação que podem ser muito frutuosos para a comunidade da língua portuguesa, quer linguistas, quer estudiosos da literatura e da cultura”. Como objetivo final, a organizadora pretende “partilhar ideias, não só com membros do IILP, colegas do Centro de Literatura Portuguesa, mas também com todo o público da UC e de fora”.

O colóquio “O Português como Língua Pluricêntrica no Século XXI” insere-se nas comemorações dos 725 anos da UC. A entrada é livre e as inscrições podem ser feitas através do email celga@ci.uc.pt ou no próprio dia do colóquio, de forma presencial. Para mais informações consulte aqui.

[sublimevideo settings=”youtube-id:7p63eKDrH3E” width=”600″ height=”338″]

Reportagem de Ana Zayara e Beatriz Martins, estudantes de Jornalismo da Faculdade de Letras da UC.