FLUC recebe lançamento do livro “Nuno Álvares Pereira – Guerreiro, Senhor Feudal, Santo”

O estudo, de 374 páginas, é da autoria de João Gouveia Monteiro e vai ser apresentado por Luís Miguel Duarte, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

02 novembro, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A obra Nuno Álvares Pereira – Guerreiro, Senhor Feudal, Santo. Os três Rostos do Condestável, da autoria de João Gouveia Monteiro, vai ser lançada na próxima sexta-feira, dia 3 de novembro, às 18h30m, no anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

De acordo com o autor, este livro «constitui a primeira biografia integrada e exaustiva de uma das personagens mais decisivas da história de Portugal: Nuno Álvares Pereira (1360-1431)».

apresentação livro NunoAlvaresPereira (Coimbra)

O estudo, com 374 páginas, nota João Gouveia Monteiro, «baseia-se numa grande diversidade de fontes literárias e documentais coevas e procura reconstituir toda a vida e carreira do Condestável, na sua tripla dimensão: a de general talentoso e ousado; a de senhor feudal, triplo conde e conselheiro influente do rei; e a de homem de fé que, sob influência das novas correntes religiosas do seu tempo, optou pela «fuga mundi» no seu Convento do Carmo, como forma de espiritualizar a sua riqueza e de garantir a salvação da sua alma».

Cristina Pinto