FPCE-UC recebe conferência internacional de Sociologia e Serviço Social

19 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) organiza, entre amanhã e sexta-feira (dias 20 a 22), em parceria com o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), a VIII International Conference of Sociology and Social Work. Após a abertura, amanhã (quarta-feira, 20), no ISSSP, o evento – que reúne especialistas nacionais e internacionais, como os académicos Daniel Innerarity, Fernanda Rodrigues, Iain Ferguson ou Rudi Roose – decorre no Anfiteatro do edifício 2 da FPCEUC (junto ao largo D. Dinis), na quinta e sexta-feira.

Com o tema “The challenges of Democracy: Making Society in Times of Individualization” [os desafios da democracia: transformando a sociedade em tempos de individualização], a conferência internacional de Sociologia e Serviço Social tem como principal objetivo “estimular o debate sobre os desafios que as sociedades democráticas enfrentam na nova ordem social”, explica a diretora do Observatório da Cidadania e Intervenção Social, Clara Cruz Santos. “Este evento, pretende focar-se numa perspetiva critica entre a academia e a comunidade, na medida em que envolve na sua análise os sistemas periciais de proteção, de sustentabilidade e os coletivos que tendem a assumir-se como fatores protetores ou desmobilizadores das garantias sociais”, sublinha.

“O diálogo entre Serviço Social e Sociologia é fundamental, sendo este um dos raros eventos portugueses que o promovem”, acrescenta a diretora do Observatório da Cidadania e Intervenção Social, lembrando que esta a segunda vez Portugal recebe a International Conference of Sociology and Social Work, evento bianual que tem passado por vários países europeus, sempre com temas diferenciados.

O evento terá a sua sessão de abertura em Coimbra pelas 9h00 de quinta-feira, 21, com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da subdiretora da FPCE-UC, Maria Paula Paixão, da diretora do OCIS, Clara Cruz Santos, e do presidente do Conselho Diretivo da ISSSP, José Alberto Reis. O programa e mais informações sobre a VIII International Conference of Sociology and Social Work estão disponíveis no endereço https://www.fpce.uc.pt/icssw/.

Rui Marques Simões
Partilhe