Frederico Lourenço é Prémio Pessoa 2016

O mais recente projeto do docente da FLUC é a tradução integral, a partir do Grego Antigo, da Bíblia para a Língua Portuguesa. O projeto, que está previsto estar concluído em 2020 e ter, no total, seis volumes, pretende ser "a mais completa versão da Bíbl

12 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

O docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. No seu currículo, Frederico Lourenço já traduziu, com rigor, as obras fundamentais de Homero – a Ilíada e a Odisseia -, bem como outras obras de autores gregos, como Eurípedes, Hipólito e Íon.

Foi em 2016 que Frederico Lourenço iniciou o seu mais recente projeto, com a publicação do primeiro volume da tradução integral, a partir do Grego Antigo, da Bíblia para a Língua Portuguesa. O projeto, que está previsto estar concluído em 2020 e ter, no total, seis volumes, pretende ser “a mais completa versão da Bíblia em Língua Portuguesa”.

Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963. Foi na Universidade de Lisboa que obteve a sua licenciatura e doutoramento em Línguas e Literaturas Clássicas. Entre 1988 e 2009 foi aí docente, até assumir o lugar de professor associado na FLUC.

O Prémio Pessoa é promovido pelo semanário Expresso. Frederico Lourenço é o 30.º vencedor do galardão que foi anunciado a 9 de dezembro, no Palácio de Seteais, em Sintra.

O Júri do Prémio Pessoa 2016 foi constituído por Francisco Pinto Balsemão (presidente), António Domingues (vice-presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião e Viriato Soromenho-Marques. Em 2016, o júri do Prémio Pessoa decidiu ainda prestar uma homenagem pública a “dois dos seus membros, recentemente falecidos, Miguel Veiga e João Lobo Antunes”.