G7+ em Coimbra: Adeus conflito, bem-vindo desenvolvimento

Universidade de Coimbra, o G7+ e o Instituto Jurídico da FDUC assinam protocolo de cooperação.

29 maio, 2017≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da UC e o G7+ assinaram um protocolo de cooperação para ajudar estados frágeis.

“O apoio do Instituto jurídico da FDUC vai incidir especificamente no tema da construção do estado, da diferença entre a construção do estado e a construção da paz e a construção de uma norma constitucional”, explica a docente da Faculdade de Direito, Suzana Tavares da Silva.

“Se antes Portugal era a saída para o mundo, agora, e para nós do G7+, é a entrada para o mundo” afirma Xanana Gusmão, Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico de Timor-Leste, presente no encontro.

O G7+ é um grupo de países que apresentam estados frágeis ou ainda afetados por conflitos internos ou guerras. Fundado em 2010, é composto por 20 países: Afeganistão, Burundi, Chade, Comores, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Iémen, Ilhas Salomão, Libéria, Papua Nova Guiné, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Timor-Leste e Togo.

Mais informações aqui e aqui.

Texto de: Karine Paniza