Geologia da Universidade de Coimbra cria prémios para atrair os melhores alunos

03 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de instituir os “Prémios Candidaturas de Mérito Professor Cotelo Neiva”, dirigidos aos estudantes com as melhores classificações de ingresso ao 1º ciclo em Geologia na Universidade de Coimbra (UC), na 1ª fase do concurso geral de acesso ao ensino superior 2016/2017. Suportam integralmente a propina do aluno com melhor nota de candidatura e 50% da propina do aluno com a 2ª melhor classificação.

Este prémio homenageia o Professor Cotelo Neiva (1917-2015), ilustre geólogo e Reitor da Universidade de Coimbra, que durante a longa vida profissional ligada aos recursos geológicos e à geologia de engenharia, privilegiou a investigação e as interações com empresas nacionais e internacionais.

O Departamento de Ciências da Terra da FCTUC quer recrutar os melhores alunos do ensino secundário que queiram ingressar no curso de Geologia em Coimbra para dar resposta ao desenvolvimento da investigação nos vários domínios das Geociências e aos desafios crescentes colocados pelas empresas na obtenção e transformação de novos materiais.

De acordo com o Diretor do Departamento de Ciências da Terra, Alexandre Tavares, este prémio «procura estimular a qualificação dos estudantes para responderem aos desafios profissionais futuros, os quais passam pela investigação em novas área temáticas e pelo desenvolvimento e inovação em empresas e organismos».

«As Geociências têm cada vez mais um papel relevante na criação de competências e de conhecimentos avançados num mundo competitivo, em mudança constante, sendo fundamentais para o avanço tecnológico e para o desenvolvimento global», salienta ainda Alexandre Tavares.