Geologia no Outono chega a Penela

Iniciativa é organiza pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC e MARE – Centro do Mar e Ambiente, em parceria com o Município de Penela.

28 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC

“A geologia sedimentar de Penela. Singularidades e semelhanças no contexto da evolução do Oceano Atlântico” é o tema do seminário que vai decorrer no próximo fim de semana, 1 e 2 de outubro, no Auditório Municipal de Penela.

A iniciativa decorre no âmbito da “Geologia no Outono” e é organizada pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e MARE – Centro do Mar e Ambiente, em parceria com o Município de Penela.

Este seminário, aberto a todos os entusiastas da geologia, pretende dar a conhecer a «importância do registo geológico de idade jurássica da região e do conhecimento do ambiente marinho que esteve na sua origem, numa fase bem preliminar ao atual Oceano Atlântico. Conhecidos internacionalmente pela comunidade geológica, os seus afloramentos têm servido de base a uma intensa atividade científica nas vertentes da geologia associadas à Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia, com argumentos que ajudam à discussão de uma extinção em massa ocorrida há cerca de 182 milhões de anos», explica o docente e investigador da FCTUC, Luís Vítor Duarte.

Com esta iniciativa pretende-se divulgar alguns dos temas de investigação científica que têm sido desenvolvidos pelo MARE – Universidade de Coimbra, em estreita colaboração com várias outras instituições científicas nacionais e internacionais que estarão representadas no evento.

Dirigida a estudantes universitários, a professores do Ensino Básico e Secundário, bem como a qualquer entusiasta pela geologia e amante da história natural, o primeiro dia da iniciativa será dedicado a apresentações de vários temas que nos transportarão por diversos ambientes marinhos, desde as singularidades sedimentares de Penela ao Mediterrâneo e a várias margens do atual oceano Atlântico.

O segundo dia será preenchido por uma saída de campo, com visita a vários lugares da região de Penela que mostram registos geológicos de exceção, e que ajudam a compreender a evolução dos mares jurássicos.

Poster_Penela