Herbário da Universidade de Coimbra lança novo Catálogo e Kits lúdico-didáticos

Com cerca de 800.000 exemplares, o Herbário da UC do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC representa a maior coleção biológica portuguesa.

02 janeiro, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

Na próxima sexta-feira, dia ​6 de Janeiro, pelas 17 horas, o Herbário da Universidade de Coimbra (COI) lança o seu novo Catálogo Online. A sessão tem lugar no Anfiteatro III do Colégio de S. Bento.

Vão também ser apresentados dois novos Kits lúdico-didáticos. Estes conjuntos, que ficarão disponíveis para venda Online, apelam ao colecionismo. Um promove o contacto simples com as plantas, utilizando-as para efeitos decorativos; o outro, de cariz científico, divulga as famílias das plantas da flora portuguesa à medida que o utilizador vai construindo o seu herbário.

Os herbários são coleções biológicas de plantas, algas, fungos e líquenes, cuidadosamente preparadas e organizadas de acordo com classificações, podendo ser manipuladas durante séculos.

Com cerca de 800.000 exemplares, o COI do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) representa a maior coleção biológica portuguesa. Tem-se empenhado em facilitar o acesso à informação que a coleção contém, contribuindo assim para o esforço global em acelerar o estudo da biodiversidade. As novas funcionalidades deste Catálogo permitem uma navegação otimizada pelos 74.000 exemplares informatizados, incluindo 3.336 exemplares tipo.

O evento, promovido em conjunto com o Centro de Ecologia Funcional da UC, inclui ainda uma visita guiada às instalações do Herbário, uma oportunidade única para conhecer a maior coleção biológica nacional.

catálogoherbárioMais informações sobre o evento aqui.