Hóquei do Sporting avaliado na UC

Out 4 • Sem comentários em Hóquei do Sporting avaliado na UC

Atletas vão realizar testes no Laboratório de Biocinética para avaliar a composição corporal.

desporto FCDEFUC
Fotografia: © UC | Marta Costa

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal vai estar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) na sexta-feira, 6 de outubro, pelas 10h30. A visita tem como objetivo a avaliação da composição corporal dos atletas no laboratório de Biocinética da FCDEF.

Queremos agora avaliar a elite porque não há nada escrito

A avaliação faz parte de um estudo que integra o projeto de doutoramento do estudante da FCDEFUC, Tiago Sousa, que também foi guarda-redes da modalidade, e visa o conhecimento do “perfil morfológico do hoquista de elite” numa modalidade pouco estudada, revela o orientador do projeto e docente da FCDEFUC, Vasco Vaz.

Para a medição e avaliação da composição corporal, os investigadores utilizam o “bodPod”, um aparelho que, de acordo com Vasco Vaz,  “permite aferir a composição corporal com uma maior fiabilidade”.

O hóquei em patins é uma modalidade “pouco estudada”, frisa o docente. Apesar de existir alguma investigação, é focada nos escalões mais jovens. “Queremos agora avaliar a elite porque não há nada escrito”, afirma Vasco Vaz.

Visto serem testes que têm de ser feitos em laboratório, os investigadores aproveitam a participação da equipa do Sporting Clube de Portugal na competição da Elite Cup (que decorre em Coimbra, nos dias 5, 6 e 7 de Outubro) para realizar os testes.

Texto de: Marta Costa