INSIDE: A história de diversas mulheres que já foram passarinhos em gaiolas

A nova produção do Teatro Académico de Gil Vicente estreia nos dias 16 e 17 de maio

08 maio, 2018≈ 2 mins de leitura

© TAGV | Cláudia Morais

A peça, com direção de Ricardo Correia, texto de Sara Jobard, e interpretação de Sara Jobard e Beatriz Wellenkamp Carretas, conta “a história de diversas mulheres que já foram passarinhos em gaiolas”. A partir de entrevistas e relatos de mulheres portuguesas e brasileiras que viveram relações abusivas, Sara Jobard e Beatriz Wellenkamp Carretas reproduzem as palavras que leram e ouviram em dois sotaques distintos para relembrar que a violência acontece em qualquer parte do mundo.

Sara Jobard conta que a ideia em estudar o tema surgiu por ter contactado e testemunhado vários relacionamentos abusivos. Desta forma, as duas protagonistas procuraram revelar “coisas da esfera privada do casal, que permanecem entre as quatro paredes” e expor “acontecimentos e pequenos detalhes da violência psicológica”, que muitas vezes é negligenciada e inferiorizada relativamente à violência física, afirma Sara Jobard.

O espetáculo, inserido “numa sociedade machista, onde a mulher é submissa e é tão difícil igualar o poder no casal”, é construído sob o olhar das duas protagonistas e das entrevistadas e pretende ter impacto não só na vida das mulheres como também na dos homens, que “muitas vezes não têm noção do quão grave é o abuso que fazem”.

A estreia absoluta do espetáculo, com duração de 1h15, está agendada para o dia 16 de maio, às 21h30. Repete no dia 17 de maio, à mesma hora. Os bilhetes custam entre os 7 e os 5 euros (com desconto).

 

TAGV
Partilhe